quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Portal de Entrada do Maneco



Todos os dias, inúmeras pessoas entram e saem da escola, professores, funcionários,alunos e pais de alunos... E, em sua grande maioria ao passarem pela porta de entrada do colégio não se dão conta ou não sabem a riqueza e da arte cultural que esta sob a cabeça dos mesmos. Refiro-me ao profundo e sagrado significado dos símbolos do portal de entrada e do bojo circular central da porta. Os símbolos descritos acima nada mais é do que um grande útero com as tubas uterinas, ligas pelo canal até o ventre central.( Bojo) Mas quem e porque colocaram exatamente esses símbolos? Muito simples. Esta escola antes de ser chamado de Colégio Estadual Manoel Ribas (1954) fora habitada por uma congregação de irmãs religiosas de Santa Teresinha do Menino Jesus com suas juvenistas ( alunas vocacionadas para serem religiosas e que eram internas da escola, as quais implantaram como fundamento e filosofia de vida o seguinte lema: " Aqui se dá a luz e a vida".)
Agora tudo fica claro. O útero materno (em estilo literal) gera a vida ( realização profissional e humana) e a vida em sua continuidade gera luz, sabedoria, conhecimento. Aliás, estes elementos estão nas portas laterais, à esquerda, para a secretaria, pelo desenho da figura da cabeça de uma juvenista com trajes típicos da época, as batinhas, e pelos globos; E a direita, em direção ao gabinete do diretor, através dos livros. Espero que esta livre interpretação ajude a todos na divulgação e no entendimento dessa arte cultural estampada nas portas do Maneco. Agora entendemos também porque o Colégio Estadual Manoel Ribas faz parte do tombamento histórico e cultural de Santa Maria e do Estado do Rio Grande do Sul, não só pela arte e arquitetura de que e construído, mas principalmente pelo profundo referencial e significado que o mesmo possui como instituição de ensino.


Fonte: Prof. Adalgiro Batistella, 05 de outubro de 2010.

Arquitetura do Maneco


Detalhes sobre o prédio do Colégio Estadual Manoel Ribas

Nos relatórios da Cooperativa, constam fotos e plantas da construção que, segundo um antigo morador das proximidades, Sr Hardy Bathelt, foi construído pelo famoso construtor Rodolfo Schindler.Observa-se que há uma mistura de estilos no prédio. São elementos geométricos, com linhas curvas, quadradas e triangulares e um discreto decorativismo, o que a torna edificação eclética do ponto de vista de estilo arquitetônico. A planta é em formato de bumerangue, com linha curva que une duas alas, onde se encontra a porta principal, na conjugação das ruas José do Patrocínio e Treze de Maio. A fachada, com suas fileiras de janelas e frisos, tem um certo monumentalismo, juntamente com o muro e as grades, com detalhes florais, inspiração Art Nouveau. Contata-se também na fachada elementos neoclássicos nos frisos e relevos sobre as janelas e na separação dos andares.As mansardas ou clarabóias denotam influência da arquitetura européia renascentista.Assim também é o muro com balaústres que se encontra contornando o pátio interno da escola.

A porta de acesso ao prédio, ladeada por duas majestosas colunas, leva diretamente ao pátio através de uma escadaria. Já no jardim externo, entre o muro e o corpo da construção, encontra-se luminárias em ferro fundido, com formas que também podem ser enquadradas ao estilo Art Nouveau. Estas, bem como as grades de ferro que trazem detalhes florais, foram executadas nas oficinas da Escola Masculina de Artes e Ofícios. As janelas possuem postigos internos. Sobre estas, no exterior, observam-se frisos em alto e baixo relevo, com formatos geométricos triangulares ou em curva, lembrando a arquitetura renascentista. A decoração interna destes elementos lembra o barroco.

Da construção original, constata-se uma modificação significativa na fachada.Trata-se da entrada, onde é construída uma rampa em calçada à porta principal.Originalmente, a entrada se dava por portões laterais que davam acesso ao jardim e,depois , a porta principal. No seu interior reformas e modificações foram feitas ao longo dos anos, alterando parte da estrutura ou acrescentando adaptações no sentido de adequar o espaço físico às necessidades do ensino.

Como passar dos anos, com a troca de direções, bem como de entidade mantenedoras, o prédio vai se degradando de tal forma que fica impraticável suas condições de uso. É aí , na década de 90, que a comunidade agiliza, especialmente os alunos, através de seu Grêmio Escolar, promovendo uma grande mobilização no sentido de que medidas fossem tomadas para uma completa restauração. Em 1997, é iniciada a recuperação da degradada escola. O prédio foi, então, restaurado dentro das mais modernas técnicas, com acompanhamento de especialistas para que fosse preservado o estilo.

Fonte: Prof. Ceura Fernandes, 2005.